Quantidade de Páginas visitadas

APRESENTAÇÃO

    Fundado em 1912, com o nome de grupo nº 02, pioneiro do ensino público na cidade.

    Tem como principal atividades: ministrar o Ensino Fundamental, de 5º a 8º séries, Curso de Língua Estrangeira CELEM ESPANHOL,  Classe de Apoio , Sala de Recursos, Clínica Odontológica Simplificada, ofertando a formação básica ao desenvolvimento do educando e à sua importância como membro da sociedade, buscando a unidade pedagógica e administrativa.

    São 96 anos de Magistério voltados à  comunidade ponta grossense.


IDENTIFICAÇÃO    

    O Colégio Estadual Senador Correia localiza-se na Praça Roosevelt, s/nº, centro da cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná, próximo à Igreja Catedral.

    Uma das formas de chegar ao Colégio é através do ônibus “Pronto Socorro”, que passa pelo Terminal Central de Ponta Grossa.


LOCALIZAÇÃO


MAPA


HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO


O Colégio Estadual Senador Correia, Ensino Fundamental e Médio, pioneiro da instrução pública no município, foi criado pela Lei nº 1.201, de 28 de março de 1912.

     Nasceu da fusão de duas escolas isoladas, recebendo a denominação de Grupo nº 2 e, no mesmo ano pelo Decreto nº 324 de 13 de abril, passou a denominar-se Casa Escolar Senador Correia. Ainda, nesse mesmo ano, iniciou-se a construção do prédio, na Praça Roosevelt, e o Colégio foi instalado oficialmente em 18 de maio de 1942.

     A história do Colégio e a de Ponta Grossa, desenvolvem-se entrelaçadas, pois durante 15 anos foi a única escola oficial do estado na cidade, visto que a fundação do Colégio Normal Primário ocorreu apenas em 1924, e a fundação do Regente Feijó, em 1927.

     O Colégio Senador Correia recebeu esta denominação como uma justa homenagem a um paranaense nascido em Paranaguá, chamado Manoel Francisco Correia, eleito Senador do Império pela província do Paraná. Dedicado à causa da instrução pública, promoveu conferências, palestras sobre ensino, fundou institutos, bibliotecas, museus e escolas. Foi cognominado “ o Fundador de Escolas”, razão plenamente suficiente para receber esta justa homenagem.

      Por ser pioneiro da instrução pública no município, foi responsável pela educação de inúmeras gerações de ponta-grossenses e que, por suas ações na comunidade, enaltecem o Colégio onde realizaram seus estudos.

      O Colégio oferece Ensino Fundamental, Sala de Recursos, Classe de Apoio e Curso de Língua Estrangeira CELEM Espanhol.

      Até o ano de 1992, funcionaram duas classes de pré-escolas, as quais foram desativadas em função da municipalização do ensino desencadeada em Ponta Grossa a partir de 1993. As classes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e classe de apoio funcionam no período matutino e vespertino e sala de recursos no período vespertino.

      O Colégio, situado no centro da cidade, funciona num prédio construído na década de 60, em substituição ao prédio original datado do início do século.

      O prédio de dois andares contém 12 salas de aula, todas têm boa iluminação, com grandes janelas de vidro. Dispomos ainda de biblioteca, laboratório de informática, laboratório de ciências, sala de vídeo, arquivo morto, almoxarifado, uma cozinha, uma dispensa, salas destinadas à direção, secretaria, supervisão e Orientação, sala de recursos, sala de apoio, sala para guarda de material de Educação Física. Possui, também, um auditório com capacidade para 300 pessoas, um gabinete odontológico, sala de professores, sala de funcionários e 18 instalações sanitárias para alunos, alunas e professores.

      O total de área construída é de 2.689,50 m2 num terreno de 2.277.00m2.

     O hino foi composto - letra e música - pela professora Maria Eny Carvalho da Silveira e executado pela primeira vez em 19 de outubro de 1984 pela banda do 13º Regimento de Infantaria Blindada, sob a regência do Primeiro Tenente Maetro Adilson Loiola da Silva, cantado pelos alunos d 5ª série.



HINO DA ESCOLA



Neste tempo tão feliz agora


Juntos crianças e adolescentes


Juventude no florir da aurora


Estudando, unidos e contentes.




Senador, Senador, Senador


Queremos bem alto cantar


Pois o lema do nosso professor


Na harmonia poder educar.



Escola Senador Correia


Sentimos no peito emoção


Desta cidade foste pioneira


Dando aos jovens boa formação.



Senador, Senador, Senador


Queremos bem alto cantar


Pois o lema do nosso professor


Na harmonia poder educar



Tua bandeira tremula ao vento


Todos unidos num só objetivo


Deixando sempre em nosso pensamento


A alegria desse dia festivo




Senador, Senador, Senador


Queremos bem alto cantar


Pois o lema do nosso professor


Na harmonia poder educar.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito